terça-feira, 31 de julho de 2012

PLANEJAMENTO PROEJA T3 - LÍNGUA INGLESA


OBJETIVO GERAL:
          -Construir um conhecimento sobre a organização do texto em LE e aplicá-lo em diferentes situações de comunicação tendo por base os conhecimentos da língua materna.
          -Capacitar o educando na comunicação dos diversos ambientes globalizados.

          -Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representadas em diferentes formas, para construir argumentação consistente.
   
        OBJETIVO ESPECÍFICOS: 
      
        -Identificar recursos verbais e não verbais na organização de um texto em LE.
      -Reconhecer os números de 1 até 100 e relacioná-los a expressões próprias da língua inglesa: Horas exatas e horas com minutos.
       -Empregar corretamente os pronomes pessoais na função de sujeito
       -Identificar e utilizar o verbo ser/estar nas diversas formas
       -Relacionar informações sobre os sistemas de comunicação e informação considerando sua função social.
      -Empregar os pronomes demonstrativos nas suas diversas formas utilizando o verbo ser/estar.
      -Distinguir as diversas formas de saudações e cumprimentos utilizadas no dia-a-dia das pessoas.
      -Reconhecer os substantivos e empregá-los nas suas diversas categorias.
      -Estabelecer comparações entre os adjetivos e utilizar as relações entre os adjetivos e substantivos, obedecendo às regras da Língua Inglesa.

      CONTEÚDOS:
      Vocabulary I: Colors, numbers, family, objects)
      -Pronomes Pesoais
      -Verb to be: (affirmative, negative and interrogative forms)
      -Respostas curtas: (short answers)
      -Formulários  
      -Bilhetes
      Vocabulário II: Jobs, animals, candies
      -Demonstrative Pronouns: This, that, these, those, his her)
      -Saudações e cumprimentos (Greetings)
      -Diálogos
      Vocabulário III:  objetos (escola, casa, trabalho), alimentos
      - Adjetivos variados
      -Cardápio/ Short texts 

       ASSIGNMENTS:
      
     1.      Quais gêneros textuais, nós, professores, consideramos relevantes para o aluno desenvolver vocabulário na LE e, gradualmente, tornar-se um leitor na língua alvo?
2.      Quais gêneros textuais os alunos geralmente sentem-se atraídos em sala de aula?
3.      Elenque as habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos para se tornarem leitores e produtores de textos.
4.      De que forma podemos orientar nossos alunos a produzirem textos?
5.      De que forma podemos trazer outras habilidades como listening e speaking para a sala de aula?
Uma pedagogia que pretende transformar o indivíduo em um cidadão consciente deve ser:
1.      Participativa
2.      Afetiva
3.      Questionadora
4.      Situada
5.      Multicultural
6.      Dialógica
7.      Cultural
8.      Democrática
9.      Pesquisadora
10. Interdisciplinar
11. Ativista
As orientações didáticas para o ensino da LE para jovens e adultos giram em torno de 3 pressupostos básicos: 
1. Autenticidade; 2. Funcionalidade e 3.  Autonomia.

1. Aproximação do real
2. Refere-se ao tipo de exercício proposto em sala de aula e que deve corresponder a atividades comunicativas
3. Busca tornar o aluno em um usuário da LE com liberdade para agir dentro do discurso no sentido de promover perguntas sobre quem escreveu, para quem escreveu, qual a razão da produção do texto, o que está implícito...

Sugestões de tipos de textos:
1.      Diferentes tipos de cartas: formal e informal
2.      Emails
3.      Bilhetes, cartões
4.      Manuais de instrução

5.  Regulamentos
6.  Formulários 
7.  Diagramas e gráficos
8.  Cardápios
9.  Propagandas 

Sugestões de vários tipos de organização textual:
Narração
Descrição
Argumentação
Comparação




       

PLANEJAMENTO PROEJA T3 - GEOGRAFIA


OBJETIVO GERAL:
          Compreender que cidadania também é o sentimento de pertencer a uma realidade na qual as relações entre a sociedade e a natureza formam um todo integrado do qual todos são membros participantes, afetivamente ligados, e pelo qual são responsáveis e historicamente comprometidos com valores humanísticos.

        OBJETIVOS ESPECÍFICO :
        Construir um conjunto de conhecimentos referentes a conceitos, procedimentos e atitudes relacionados a geografia que permita aos jovens e adultos conhecerem o mundo atual em sua diversidade, favorecendo a compreensão de como as paisagens, os lugares e os territórios se constroem.

         - Conhecer aspectos socioeconômicos e geográficos do município de Criciúma e do Sul da região Sul.
       - Identificar a presença dos recursos naturais na organização relacionando transformações naturais e intervenção humana. Conhecer aspectos socioeconômicos e geográficos de Santa Catarina.
         - Conhecer o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações de modo a compreender o papel das sociedades na construção do território da paisagem e do lugar.
        - Compreender a espacialidade  dos fenômenos geográficos e suas dinâmicas e interações, entendendo a organização espacial atual espaço.
        
           CONTEÚDOS :
            - Conceitos geográficos: paisagem, território, região e lugar. A paisagem fruto da ação humana. Espaço natural e construído. Rural e urbano.  Comparar lugares diferentes fruto da ação humana.
            - Regiões e Setores da economia:
     ·        Local
     ·        Município de Criciúma
     ·        Estado de  Santa Catarina
     ·        Sul da Região Sul 
  - Orientação geográfica, cartografia.
               Regiões do Brasil
           - Brasil como unidade
            PROPOSTA METODOLÓGICA : 
       
    - Abordar os conteúdos a partir dos conceitos de paisagem, território e lugar.
    - Trabalhar na escala local – bairro, cidade , cidades vizinhas.
     - Estudo da Regionalização do município (município e arredores) do Estado.
     - Estudo da regionalização do estado a partir da economia – relação homem e natureza.  

            - Trabalhar a partir da interpretação e discussão de mapas temáticos.
           - Textos, reportagens, discussão, dados do IBGE, ONU, etc.


PLANEJAMENTO PROEJA T3 - HISTÓRIA


OBJETIVO GERAL:
         - Compreender o processo histórico de ocupação do território e a formação da sociedade brasileira.

           - Estabelecer relações entre a vida individual e social, identificando relações sociais do seu próprio convívio. Na localidade, na região e no país, relacionando-as com outras manifestações, em outros tempos e espaços. 

        OBJETIVOS ESPECÍFICOS:   
       - Identificar os fatos históricos dentro de uma temporalidade.
       - Relacionar os diferentes conflitos e lutas entre povos indígenas e europeus no processo de constituição do território brasileiro.
         - Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente,
         - Compreender a luta dos povos indígenas e afro descendentes para verem seus direitos reconhecidos e respeitados.
         - Reconhecer diferentes formas de relações entre pessoas, grupos, etnia, povos, classes sociais e afro-descendentes e a diversidade dos patrimônios étnico-cultural.
        - Identificar a partir da análise de documentos pessoais as relações entre migrações, direitos trabalhistas e epidemias.
        - Compreender o processo de industrialização ocorrida no Brasil e no mundo e refletir sobre as suas conseqüências.
      - Identificação do que é patrimônio através do trabalho com diferentes elementos de nosso patrimônio, como depoimentos, construções e costumes.
     - Análise da construção da cidade em vários momentos.

     - Compreender a história das antigas civilizações no contexto histórico.
     - Analisar e compreender os processos históricos oriental e ocidental.
       - Compreender o processo histórico na construção do estado de Santa Catarina.  
   
      CONTEÚDOS
     1.  Noção de temporalidades e espaço.
     1.1 Origem e história da Cidade Criciúma em vários momentos históricos.
     1.2 formação étnica: Índio, branco, negro.
     1.3 miscigenação.
     1.4movimentos migratórios.
     1.5processo de industrialização brasileira.
     1.6processo de industrialização de Criciúma.
     1.7Revolução Industrial.
     1.8Epidemias. Osvaldo Cruz, Instituto Butantã.
     1.9 Peste Negra
     1.10Revolta da vacina.

     2. História de Santa Catarina:
     2.1. pré-história em Santa Catarina.(povos indígenas)
     2.2Processo evolutivo da Revolução Agrícola
     2.3Teoria e criação e evolução
     2.4 colonização do estado.
     2.5. principais cidades de Santa Catarina.
     2.6 Fortes da ilha.
     2.7 República Juliana.
     2.8 Guerra do Contestado

      3. História : Oriental e Ocidental

      RECURSOS METODOLÓGICOS
- A partir na análise de documentos pessoais  como:
1.2 Certidão de nascimento
1.3 Carteira de trabalho
1.4 Fotografia
1.5 Objetos pessoais
1.6 Carteira de vacinação.
- Relacionar de forma didática com os conteúdos propostos.
- Análise de mapas e imagens.
 - Filmes: Tempos modernos.( identificar os principais aspectos da modernidade e suas conseqüências presentes no filme.
- Interpretação da música pulso dos Titãs.
2- História local:
2.1 – entrevistas com moradores.
2.2 – fotografias do bairro  e da cidade em vários momentos.
2.2 História da cidade
2.3 Museus
2.4 Praças e monumentos
 - Trabalho com textos diversificados sobre a historia de Santa Catarina.
- Discutir e analisar documentários sobre a História do estado.

PLANEJAMENTO PROEJA T3 - MATEMÁTICA


OBJETIVO GERAL:
           - Apropriar-se de conceitos matemáticos para  interpretar  e relacionar dados e informações,   
           direcionando-o a tomar decisões conscientes e resolver  situações problemas.

        OBJETIVOS ESPECÍFICOS:  
      - Identificar, interpretar, representar conceito de números naturais. 
      - Identificar, interpretar, representar conceito de números  decimais  e números inteiros.
      - Estabelecer relações adequadas entre os diversos sistemas de medida.

      - Interpretar e representar graficamente situações problemas.

      - Identificar grandezas direta e inversamente proporcionais e interpretar a notação usual e
              porcentagem.
      - Identificar, interpretar, representar conceito de números  racionais.


      CONTEÚDOS: 
      
       Primeiro Trimestre:
     Números Naturais
     Operações com Números Naturais
     Potenciação
     Radiciação
     Expressões numéricas
     Resolução de problemas
     Sistema de Medidas
     Segundo Trimestre:
      Números Decimais  (Quatro Operações)
      Números Inteiros Relativos
      Medida de Área/ Volume
      Gráficos
      Terceiro Trimestre: 
      Porcentagem /  Regra de Três
      Razão e proporção
      Números Racionais e Irracionais
      Operações com frações


PLANEJAMENTO PROEJA T3 - LÍNGUA PORTUGUESA


OBJETIVO GERAL:
          - Utilizar a língua materna para estruturar a experiência e explicar a realidade, desenvolvendo as quatro habilidades linguísticas (ler, escrever, falar e ouvir).

          - Reconhecer e valorizar a linguagem de seu grupo social e as diferentes variedades do Português, procurando combater o preconceito linguístico.

           OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

          - Saber identificar e utilizar elementos organizacionais e estruturais de diferentes gêneros textuais,

     - Identificar a função predominante de cada gênero, em situações específicas de interlocução, expressando-se adequadamente nas diversas situações discursivas (oral e escrita).

      - Reconhecer gêneros que apresentam formas e recursos expressivos, presentes na Literatura Brasileira.

        - Identificar a relação entre preconceitos sociais e usos linguísticos, adequando seu discurso aos diversos contextos de interação.

    - Identificar, em textos de diferentes gêneros, as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro  (situações de formalidade e coloquialidade).

         CONTEÚDOS:
         - Gêneros textuais variados (cotidiano e literários).

        - (análise linguística)

        - Estudo das classes gramaticais (substantivo,pronome, adjetivo,      advérbio e verbos regulares)

        - Preconceito lingüístico

        - Linguagem verbal e não-verbal 

           - Variação regional e sociocultural 

       
           METODOLOGIAS:
         1) Leitura -  Articulação entre conhecimentos prévios e informações textuais que os explicitam, visando a desvelar possíveis ironias, opiniões e valores implícitos, bem como as intenções do autor.
          2) Escrita -  Planejamento prévio , fazendo uso de procedimentos para a produção do texto (finalidade, especificidade do gênero (autobiografia), circulação, interlocutor.
           3) Análise linguística - descrição de fenômenos lingüísticos com os quais os alunos tenham operado durante a explicitação de conteúdos da leitura e da escrita. A título de exemplo, poderíamos inventariar elementos  de uma mesma classe:
Morfologia: derivação e flexão;
Papel funcional nas sentenças: sujeito, predicado, complemento etc
Morfossintaxe: concordâncias regulares



PLANEJAMENTO PROEJA T3 - CIÊNCIAS


OBJETIVO GERAL:
          - Compreender as ciências naturais como atividade humana, histórica e social, reconhecendo os conhecimentos científicos e tecnológicos como meio para suprir necessidades humanas.

      OBJETIVO ESPECÍFICOS:
     - Reconhecer os prós ou contras do uso de determinadas tecnologias para a solução de necessidades humana, relacionadas à saúde, moradia, transporte, agricultura.
       - Relacionar no espaço e no tempo as mudanças na qualidade do solo, da água ou do ar devido às atividades humanas.
      - Relacionar os agentes causadores de patologias, seus sintomas e tratamentos.
      - Caracterizar os reinos e a sua interação na biosfera.


CONTEÚDOS:
          ·        Planeta Terra:
                     -Elementos bióticos e abióticos
    ·        Recursos Naturais:
    -água, solo, ar
    ·        Poluição Ambiental
    ·        Reciclagem ( lixo)
    ·        Saneamento Básico
    ·        Seres Vivos:
          -relação com o ambiente
          -Vírus
          - Sexualidade
          - Uso de drogas (Dependencia Quimica )
          - gravidez precoce
     ·     Os Reinos
             - monera, protista, fungi, plantas e animais

     METODOLOGIAS:
    - Palestras
    - Seminário
    - Pesquisas na  sala de informática
    - aulas expositivas e dialogadas
    - Trabalhos em grupos
      -  O tema Sexualidade será através de um projeto extracurricular a ser trabalhado em parceria com a Secretaria de Saúde.