segunda-feira, 11 de maio de 2009

PROJETO DE LEITURA

Governo do Município de Criciúma
Poder Executivo
Secretaria do Sistema de Educação
Programa de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA
Núcleo Érico Nonnenmacher


PROJETO: ESPAÇO DA LEITURA: MUITO PRAZER!


INTRODUÇÃO

O Núcleo Programa de Educação de Jovens e Adultos Erico Nonnenmacher, nas Totalidades (T3 e T4), do município de Criciúma, acredita que o hábito da leitura pode ser adquirido em qualquer época da vida do estudante. Nossos alunos, jovens e adultos, em sua maioria trabalhadores, não tiveram uma formação ou preparação para essa habilidade tão imprescindível em suas vidas. Os livros são seus aliados nessa luta pelo desenvolvimento, crescimento. A leitura é indispensável para o conhecimento das várias formas de expressão, enriquecimento de vocabulários e também diversão.


JUSTIFICATIVA
Esse projeto foi idealizado tendo em vista a necessidade de incentivar o aluno (jovem e adulto) a adquirir o hábito de leitura, uma vez que a maioria se encontra com dificuldade de concentração, raciocínio lógico, exposição do pensamento, tanto na escrita quanto na exposição oral. Muitos alegam que a ausência desse hábito está relacionado ao custo do livro e para desmistificar essa idéia oferecendo um espaço para leitura uma vez por semana, todos, da comunidade PROEJA Erico Nonnenmacher estarão lendo em horário determinado semanalmente. Esta proposta é para repensar a prática da leitura. Vamos também num primeiro momento pedir que tragam o material de leitura de casa e que troque com os envolvidos no projeto, sendo uma forma de facilitar o acesso a leitura.


OBJETIVOS
*Oferecer o espaço para leitura dissociada da obrigação;
*Minimizar os danos sofridos pela ausência desse hábito ao longo da vida;
*Incentivar a aquisição do hábito de leitura;
*Reconhecer a leitura como fonte de informação, de prazer e de conhecimento;
*Refletir as práticas de leitura no contexto escolar;
*Possibilitar vivências de leitura diversificadas;
*Promover o acesso ao livro como um bem cultural, direito de todo cidadão;
*Promover a discussão acerca da leitura na sala de aula.


METODOLOGIA

As etapas do trabalho consistem em:
*Trabalhar a leitura de: livros, gibis, revistas, jornais, cartazes, filmes, teatros, poesias, parlendas, provérbios, emoticons, expressões humanas, posturas, imagens, gráficos, músicas, bulas, mapas, símbolos...
*Sensibilização de todos docentes para a importância desse projeto;
*Organizar Rodas de Conversa para discutir o material lido;
*Produzir gráficos sobre o material de leitura mais lido durante o projeto;
*Arrecadar livros para montar o acervo do núcleo;
*Criar cartazes com sugestões, para leitura, de títulos de livros, revistas, jornais, gibis;
*Culminância - Expor os materiais mais lidos na I Noite Cultural.



A ESCOLHA DO LIVRO E/OU MATERIAL DE LEITURA

O aluno terá liberdade de escolher o livro a ser lido. Serão apresentados vários títulos e seus autores como sugestões, mas nada impede que o aluno busque outros.


CRONOGRAMA:

*Meses de maio a novembro de 2009: divulgação e incentivo aos alunos para participarem do projeto.
*Calendário do Projeto “Espaço de Leitura – Muito Prazer!” – Maio a Novembro: 01 vez por semana.
*Dia 30 de Outubro – Exposição de material leitura na I Noite Cultural PROEJAEN.


Avaliação:

*Envolvimento e participação do aluno no projeto durante todo processo.


Referências Bibliográficas

BAKHTIN, M. Estética de Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV) Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 2004.
BRONCKART, J. P. Atividade de Linguagem, textos e discursos. São Paulo: Educ, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 33ª ed. São Paulo: Paz e Terra S/A, 2006.
_______. Pedagogia do Oprimido. 41ª ed. São Paulo: Paz e Terra S/A, 2005.
KLEIMAN, Ângela. TEXTO E LEITOR: Aspectos Cognitivos da Leitura, 2ª ed. Campinas, SP: Pontes, 1992.
SOARES, Leôncio. A formação do educador de jovens e adultos. In: SOARES(org.) Aprendendo com a diferença: estudos e pesquisas em
educação de jovens e adultos, Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
SOARES, Leôncio. Do direito à educação e à formação do educador de jovens e adultos. In SOARES, GIOVANETTI E GOMES (orgs.) Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
SOARES, Magda. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, 2003.
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2002.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1988.
VYGOTSKY, L. S. A construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
_____________. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO DE CRICIÚMA. Proposta Curricular da Rede Municipal de Criciúma: currículo para diversidade: sentidos e práticas. 2008.

TEXTOS INFORMATIVOS DA INTERNET.

Um comentário:

maria disse...

amei o projeto seu, estamos planejando um para nossa esola e a proposta deste se encaixa no nosso objetivo.