domingo, 18 de outubro de 2009

PROJETO PRIMEIRO / 2009


Governo do Município de Criciúma
Poder Executivo
Secretaria do Sistema de Educação
Programa de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA
Núcleo Érico Nonnenmacher


PROJETO EQUILIBRIO

TÍTULO: “Vivendo valore na Educação de Jovens e Adultos”.
TEMA: Este projeto visa observar o Princípio do Equilíbrio no PROEJA (professores/as, alunos/as e coordenacão ) aplicando dentro dos conteúdo situações, que muitas vezes resulta do cultivo e prática de certos valores, como cooperação, perdão e até hábitos perceptivos.
PERÍODO: Abril a Julho de 2009.
PÚBLICO ALVO: Alunos/as, professores/as e coordenação do Programa de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, das Totalidades T3 e T4, do Núcleo da E.M.E.F. Erico Nonnenmacher, situado no bairro Pinheirinho, município de Criciúma.
COORDENADORA: Anita Aparecida Martins
EQUIPE DOCENTE: Adenilson
Demerva Haidée
Jucelma
Monica
Raquel
JUSTIFICATIVA:
Em todos os locais da sociedade a violência vem preocupando as famílias e a escola, sendo esta conseqüência dos problemas sociais, falta de respeito mútuo em todo mundo. Conforme relato da UNESCO, “Ao confrontar-se com os muitos desafios que o futuro reserva, a humanidade vê na educação um auxiliar indispensável em sua tentativa de atingir os ideais de paz, liberdade e justiça social. (...) A Comissão afirma sua crença de que a educação tem um papel fundamental a desempenhar no desenvolvimento pessoal e social. A Comissão não vê a educação como uma cura milagrosa ou uma fórmula mágica abrindo portas par um mundo na qual ideais serão atingidos, mas como um dos principais meios disponíveis para promover uma forma mais profunda e mais harmoniosa de desenvolvimento humano e assim reduzir a pobreza, a discriminação, a ignorância, a opressão e a guerra”. O Núcleo PROEJA Erico Nonnenmacher, preocupado com perspectiva de seus/as alunos e que os encaminha para a violência que a estão sujeito. Para tanto partimos do principio de que o espaço da escola deve ser utilizado de todas as formas em todos os momentos para a construção de cidadãos conscientes de seus deveres e direitos, dessa forma o presente projeto justifica a necessidade urgente de atrair adolescentes para o espaço escolar retirando-os da ociosidade e oferecer meios que venha contribuir para a sua formação social e educativa. Segundo Bakhtin, na relação entre autor e herói (o outro é necessário para que eu me constitua). O eu só pode ser constituído graças à existência do outro, ou seja, o sujeito só pode ser determinado porque o outro o enxerga, uma vez que é incompleto. “O eu existe a partir do diálogo com os outros eus; necessita da colaboração de outros para poder definir-se e ser ‘autor’ de si mesmo.’’ É na coletividade da sociedade que tomamos consciência. O trabalho de demonstração de Bakhtin compreende dois planos da pessoa humana. O primeiro, espacial, é o do corpo: “ora, meu corpo só se torna um todo se é visto de fora, ou num espelho (ao passo que vejo, sem menor problema, o corpo dos outros como um todo acabado)” (p.14). O segundo é temporal, e relaciona-se à 'alma': apenas meu nascimento e minha morte me constituem em um todo; ora, por definição, minha consciência não pode conhecê-los por dentro. Logo, o outro é ao mesmo tempo constitutivo do ser e fundamentalmente assimétrico em relação a ele: a pluralidade dos homens encontra seu sentido não numa multiplicação quantitativa dos 'eu', mas naquilo em que cada um é o complemento necessário do outro (p.14-5).
Foi percebendo que a maioria dos alunos do Núcleo PROEJA Erico Nonnenmacher não tem consciência de sua autoimagem, foi que resolvemos trabalhar com o tema “Equilíbrio – minha imagem diante do espelho”. Será que você se reconhece na imagem do espelho que está vendo? Após grande hesitação, reconhecemos: trata-se de nós mesmos! Trata-se de um “nós” refletido em uma imagem que desconhecíamos ou, talvez, insistíamos em não reconhecer. Somos incrivelmente hábeis para fugir de nós mesmos e tremendamente covardes para nos buscar por trás das aparências. Para que meu “outro”seja compreendido e aceito é necessário que este trabalho trabalhe valores, pois só através dos mesmos conseguiremos compreender a “NÓS”mesmos. Os valores que serão trabalhados neste projeto são: paz, respeito, amor, tolerância, responsabilidade, cooperação, honestidade, liberdade, união. Estes valores deverão ser trabalhados interdisciplinarmente.

OBJETIVO GERAL:
*Ajudar os alunos/as, professores/as e coordenação a refletirem sobre os diferentes valores e suas implicações práticas, como expressá-los em relação a si mesmo, aos outros, à comunidade e ao mundo em geral;

OBJETIVO ESPECÍFICOS:
*Aprofundar entendimento, motivação e responsabilidade com relação a fazer escolhas pessoais e sociais positivas;
*Selecionar os valores que serão necessários para seu convívio pessoal, social, moral e espiritual.

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