domingo, 18 de outubro de 2009

PROJETO SEGUNDO / 2009


Governo do Município de Criciúma
Poder Executivo
Secretaria de Educação
Programa de Educação de jovens e Adultos - PROEJA
Núcleo E. M. E. F. Erico Nonnenmacher

MINI-PROJETO ÁGUA

TÍTULO: “Água – o líquido mais que precioso”
TEMA: Este projeto visa a conscientização à cultura de conservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos.
PERÍODO: uma semana (23 a 27/03/2009).
PÚBLICO ALVO: Alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos – PROEJAS, das Totalidades T3 e T4, do Núcleo da E.M.E.F. Erico Nonnenmacher.
JUSTIFICATIVA:

Por ser um líquido indispensável à vida, existir em abundância, mas não estar totalmente disponível para o consumo em todas as partes do mundo, as pessoas devem se conscientizar sobre a importância da proteção e do gerenciamento da água doce. A Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2003, com o Ano Internacional da Água Doce, declarou que a água deverá ser tratada como um bem social e cultural, e não como uma mercadoria. Por isso, a água potável foi declarada pelo Comitê das Nações Unidas para os Direitos Econômicos, Culturais e Sociais como um direitos humano. O trabalho com o tema “Água – o líquido precioso” que se propõe aqui, deverá apresentar para aos alunos uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação. Através das experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, a principal função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água. Para isso, é necessário que mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia, no meio social


OBJETIVO GERAL:
- Desenvolver o pensamento crítico a respeito da importância da água.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Mudar a postura em relação ao desperdício da água;
- Ampliar o conhecimento científico sobre a água;
- Perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir da realidade social;
- Adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
- Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
- Conscientizar que a água não deve ser desperdiçada e nem poluída.
O professor deverá elaborar os conteúdos específicos de acordo com seus interesses e de seus alunos, com conceituais, procedimentais e atitudinais.

ETAPAS PREVISTAS:
1ª Etapa: conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. O professor poderá contar alguma história associada ao tema;
2ª Etapa: pesquisa em sala de aula sobre o tema, de materiais levados pelos alunos e professores, pesquisados, e análise dos mesmos;
3ª Etapa: trabalhar com a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, onde os alunos irão elaborar cartazes em grupo retratando o que entenderam da mesma;
4ª Etapa: trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida.

CROGRAMA DE ATIVIDADES:
DATA ATIVIDADES
23/03/09
Abertura Apresentação em Power Point – Água
Ministrante: Prof. Diretora: Maria Aparecida
23/03/09
a
26/03/09 Atividades planejadas pelos professores em suas respectivas disciplinas:
*Arte – Água na arte – Prof. Alenir
*Ciências – Desperdício de água – Prof. Maria Albertina
*Matemática – gráficos – Prof. Maria Albertina
*História – Água através da história – Maria das Dores
*Geografia – Distribuição da água no planeta – Maria das Dores
*Inglês: música – Prof. Jucelma
*Língua Portuguesa – Declaração Universal da Água – Prof. Haidée
*Educação Física – A água no esporte – Prof. Adenilson
27/03/09
Encerramento Filme: “O Dia Depois de Amanhã” (The Day After Tomorrow)

Uma interrupção climatológica de proporções inconcebíveis destrói o mundo, enviando milhões de sobreviventes apavorados para o sul. Indo na outra direção, contudo, está o professor Adrian Hall, um brilhante paleoclimatologista, cujo filho Sam ainda pode estar vivo em Nova York, agora uma cidade devastada e congelada
RECURSOS DIDATICOS:
São todos os materiais, atividades e soluções utilizadas durante a realização do projeto, como revistas, jornais, livros, com pessoas da família e da sociedade, cola, tesoura, gravuras xerocadas, etc.

AVALIAÇÃO:

Deverá ser feita de forma contínua. O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.


CONCLUSÃO:

Espera-se que ao término do projeto os alunos estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.


BIBLIOGRAFIA:

- SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO DE CRICIÚMA. Proposta Curricular da Rede Municipal de Criciúma: currículo para diversidade: sentidos e práticas. 2008.

- PROCHNOW, Orlando e PROCHNOW, Alvacir Riscarolli. Agualito e o mundo das água. Alvart. São José:2008.

- Textos Informativos da Internet.

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