sábado, 13 de dezembro de 2008

UMA RECAPITULAÇÃO PARA CONTINUAR APRENDENDO


A abertura para os conhecimentos e problemas que circulam fora da sala de aula e que vão além do currículo básico.

A importância da relação com a informação que, na atualidade, se produz e circula de maneira diferente da que acontecia em épocas recentes.

O papel do/a professor/a com facilitador/a (problematizado/a) da realção doas/as alunos/as com o conhecimento, processo no qual também o/a docente atua como aprendiz.

A importância da atitude de escuta; o/a professor/a como base para construir com os/as alunos0/as experiências significativas de aprendizagem.

A função dos registros sobre o diálogo pedagógico que acontecem na sala de aula e em diferentes cenários, expandem o conhecimento dos alunos e alunas e despertam neles/as a importância em aprender dos outros e com os outros.

A organização do currículo (não por disciplinas) não baseada nos conteúdos como algo fixo e estável, mas sim a partir de uma concepção do currículo integrado, que leva em contato um horizonte educativo para o final da escolaridade básica favorece a auto direção do aluno a partir de atividades como o plano de trabalho individual, o planejamento semanal ou o quinzenal do que acontece na sala de aula.

Os projetos apontam outras maneiras de representar o conhecimentos escolar baseado na aprendizagem da interpretação da realidade, orientada para o estabelecimento de relações entre a vida dos/as alunos/as e professores/as e o conhecimento que as disciplinas (que nem sempre coincidem com os das disciplinas escolares) e outros saberes não disciplinares vão elaborando. Tudo isso para favorecer o desenvolvimento de estratégias de indagação, interpretação e apresentação do processo seguido ao estudar um tema ou um problema, que, por sua complexidade, favorece o melhor conhecimento dos/as alunos/as e dos/as docentes de si mesmos/as e do mundo em que vivem.

A metodologia de projetos possibilita desenvolver atividades de ensino e aprendizagem que privilegiam a contribuição de diversas áreas do conhecimento e favorecem a compreensão dos multifacetado aspectos que compõem a realidade. Nesta metodologia, professor/a e alunos/as compartilham metas objetivas de trabalho e os conteúdos são organizados em torno de questões que permitem a sua (re)significação no interior do processo ensino-aprendizagem.

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