terça-feira, 31 de julho de 2012

PLANEJAMENTO PROEJA T3 - GEOGRAFIA


OBJETIVO GERAL:
          Compreender que cidadania também é o sentimento de pertencer a uma realidade na qual as relações entre a sociedade e a natureza formam um todo integrado do qual todos são membros participantes, afetivamente ligados, e pelo qual são responsáveis e historicamente comprometidos com valores humanísticos.

        OBJETIVOS ESPECÍFICO :
        Construir um conjunto de conhecimentos referentes a conceitos, procedimentos e atitudes relacionados a geografia que permita aos jovens e adultos conhecerem o mundo atual em sua diversidade, favorecendo a compreensão de como as paisagens, os lugares e os territórios se constroem.

         - Conhecer aspectos socioeconômicos e geográficos do município de Criciúma e do Sul da região Sul.
       - Identificar a presença dos recursos naturais na organização relacionando transformações naturais e intervenção humana. Conhecer aspectos socioeconômicos e geográficos de Santa Catarina.
         - Conhecer o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações de modo a compreender o papel das sociedades na construção do território da paisagem e do lugar.
        - Compreender a espacialidade  dos fenômenos geográficos e suas dinâmicas e interações, entendendo a organização espacial atual espaço.
        
           CONTEÚDOS :
            - Conceitos geográficos: paisagem, território, região e lugar. A paisagem fruto da ação humana. Espaço natural e construído. Rural e urbano.  Comparar lugares diferentes fruto da ação humana.
            - Regiões e Setores da economia:
     ·        Local
     ·        Município de Criciúma
     ·        Estado de  Santa Catarina
     ·        Sul da Região Sul 
  - Orientação geográfica, cartografia.
               Regiões do Brasil
           - Brasil como unidade
            PROPOSTA METODOLÓGICA : 
       
    - Abordar os conteúdos a partir dos conceitos de paisagem, território e lugar.
    - Trabalhar na escala local – bairro, cidade , cidades vizinhas.
     - Estudo da Regionalização do município (município e arredores) do Estado.
     - Estudo da regionalização do estado a partir da economia – relação homem e natureza.  

            - Trabalhar a partir da interpretação e discussão de mapas temáticos.
           - Textos, reportagens, discussão, dados do IBGE, ONU, etc.


Nenhum comentário: