OBJETIVO GERAL:- Compreender o processo histórico de ocupação do território e a formação da sociedade brasileira.
- Estabelecer relações entre a vida
individual e social, identificando relações sociais do seu próprio convívio. Na
localidade, na região e no país, relacionando-as com outras manifestações, em
outros tempos e espaços.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Identificar os fatos históricos dentro de uma temporalidade.
CONTEÚDOS:
1. Noção de temporalidades e espaço.
3. História :
Oriental e Ocidental
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Identificar os fatos históricos dentro de uma temporalidade.
- Relacionar os diferentes conflitos e lutas entre povos indígenas e
europeus no processo de constituição do território brasileiro.
- Perceber-se integrante, dependente e
agente transformador do ambiente,
- Compreender a luta dos povos indígenas
e afro descendentes para verem seus direitos reconhecidos e respeitados.
- Reconhecer diferentes formas de
relações entre pessoas, grupos, etnia, povos, classes sociais e
afro-descendentes e a diversidade dos patrimônios étnico-cultural.
- Identificar a partir da análise de
documentos pessoais as relações entre migrações, direitos trabalhistas e
epidemias.
- Compreender o processo de
industrialização ocorrida no Brasil e no mundo e refletir sobre as suas
conseqüências.
- Identificação do que é patrimônio através do trabalho com diferentes
elementos de nosso patrimônio, como depoimentos, construções e costumes.
- Análise da construção da cidade em vários momentos.
- Compreender a história das antigas civilizações no contexto
histórico.
- Analisar e compreender os processos históricos oriental e ocidental.
- Compreender o
processo histórico na construção do estado de Santa Catarina. CONTEÚDOS:
1. Noção de temporalidades e espaço.
1.1 Origem e história da Cidade Criciúma em vários momentos históricos.
1.2 formação étnica: Índio, branco, negro.
1.3 miscigenação.
1.4movimentos migratórios.
1.5processo de industrialização brasileira.
1.6processo de industrialização de Criciúma.
1.7Revolução Industrial.
1.8Epidemias. Osvaldo Cruz, Instituto Butantã.
1.9 Peste Negra
1.10Revolta da vacina.
2. História de Santa Catarina:
2.1. pré-história em
Santa Catarina. (povos indígenas)
2.2Processo evolutivo da Revolução Agrícola
2.3Teoria e criação e evolução
2.4 colonização do estado.
2.5. principais cidades de Santa Catarina.
2.6 Fortes da ilha.
2.7 República Juliana.
2.8 Guerra do Contestado
RECURSOS METODOLÓGICOS:
- A partir na análise de documentos pessoais como:
1.2 Certidão de nascimento
1.3 Carteira de trabalho
1.4 Fotografia
1.5 Objetos pessoais
1.6 Carteira de vacinação.
- Relacionar de forma didática com os conteúdos propostos.
- Análise de mapas e imagens.
- Filmes: Tempos modernos.(
identificar os principais aspectos da modernidade e suas conseqüências
presentes no filme.
- Interpretação da música pulso dos Titãs.
2- História local:
2.1 – entrevistas com moradores.
2.2 – fotografias do bairro e da
cidade em vários momentos.
2.2 História da cidade
2.3 Museus
2.4 Praças e monumentos
- Trabalho com textos
diversificados sobre a historia de Santa Catarina.
- Discutir e analisar documentários sobre a História do estado.
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