OBJETIVO GERAL:- Utilizar a língua materna para estruturar a experiência e explicar a realidade, desenvolvendo as quatro habilidades linguísticas (ler, escrever, falar e ouvir).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Saber identificar e utilizar elementos
organizacionais e estruturais de diferentes gêneros textuais,
- Identificar a função predominante de cada gênero,
em situações específicas de interlocução, expressando-se adequadamente nas
diversas situações discursivas (oral e escrita).
- Reconhecer gêneros que apresentam formas e
recursos expressivos, presentes na Literatura Brasileira.
- Identificar, em textos de diferentes gêneros, as
variedades linguísticas sociais, regionais e de registro (situações de formalidade e coloquialidade).
CONTEÚDOS:
- Gêneros textuais variados (cotidiano e literários).
- (análise linguística)
- Estudo das classes gramaticais (substantivo,pronome, adjetivo, advérbio e verbos regulares)
- Preconceito lingüístico
- Linguagem verbal e não-verbal
METODOLOGIAS:
1) Leitura - Articulação entre
conhecimentos prévios e informações textuais que os explicitam, visando a
desvelar possíveis ironias, opiniões e valores implícitos, bem como as
intenções do autor.
2) Escrita - Planejamento prévio , fazendo
uso de procedimentos para a produção do texto (finalidade, especificidade do
gênero (autobiografia), circulação, interlocutor.
3) Análise linguística - descrição de fenômenos lingüísticos com os quais
os alunos tenham operado durante a explicitação de conteúdos da leitura
e da escrita. A título de exemplo, poderíamos inventariar elementos de uma mesma classe:
Morfologia: derivação e flexão;
Papel funcional nas
sentenças: sujeito, predicado, complemento etc
Morfossintaxe: concordâncias regulares
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