terça-feira, 31 de julho de 2012

PLANEJAMENTO PROEJA T3 - LÍNGUA PORTUGUESA


OBJETIVO GERAL:
          - Utilizar a língua materna para estruturar a experiência e explicar a realidade, desenvolvendo as quatro habilidades linguísticas (ler, escrever, falar e ouvir).

          - Reconhecer e valorizar a linguagem de seu grupo social e as diferentes variedades do Português, procurando combater o preconceito linguístico.

           OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

          - Saber identificar e utilizar elementos organizacionais e estruturais de diferentes gêneros textuais,

     - Identificar a função predominante de cada gênero, em situações específicas de interlocução, expressando-se adequadamente nas diversas situações discursivas (oral e escrita).

      - Reconhecer gêneros que apresentam formas e recursos expressivos, presentes na Literatura Brasileira.

        - Identificar a relação entre preconceitos sociais e usos linguísticos, adequando seu discurso aos diversos contextos de interação.

    - Identificar, em textos de diferentes gêneros, as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro  (situações de formalidade e coloquialidade).

         CONTEÚDOS:
         - Gêneros textuais variados (cotidiano e literários).

        - (análise linguística)

        - Estudo das classes gramaticais (substantivo,pronome, adjetivo,      advérbio e verbos regulares)

        - Preconceito lingüístico

        - Linguagem verbal e não-verbal 

           - Variação regional e sociocultural 

       
           METODOLOGIAS:
         1) Leitura -  Articulação entre conhecimentos prévios e informações textuais que os explicitam, visando a desvelar possíveis ironias, opiniões e valores implícitos, bem como as intenções do autor.
          2) Escrita -  Planejamento prévio , fazendo uso de procedimentos para a produção do texto (finalidade, especificidade do gênero (autobiografia), circulação, interlocutor.
           3) Análise linguística - descrição de fenômenos lingüísticos com os quais os alunos tenham operado durante a explicitação de conteúdos da leitura e da escrita. A título de exemplo, poderíamos inventariar elementos  de uma mesma classe:
Morfologia: derivação e flexão;
Papel funcional nas sentenças: sujeito, predicado, complemento etc
Morfossintaxe: concordâncias regulares



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