terça-feira, 31 de julho de 2012

PLANEJAMENTO PROEJA T3 - LÍNGUA INGLESA


OBJETIVO GERAL:
          -Construir um conhecimento sobre a organização do texto em LE e aplicá-lo em diferentes situações de comunicação tendo por base os conhecimentos da língua materna.
          -Capacitar o educando na comunicação dos diversos ambientes globalizados.

          -Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representadas em diferentes formas, para construir argumentação consistente.
   
        OBJETIVO ESPECÍFICOS: 
      
        -Identificar recursos verbais e não verbais na organização de um texto em LE.
      -Reconhecer os números de 1 até 100 e relacioná-los a expressões próprias da língua inglesa: Horas exatas e horas com minutos.
       -Empregar corretamente os pronomes pessoais na função de sujeito
       -Identificar e utilizar o verbo ser/estar nas diversas formas
       -Relacionar informações sobre os sistemas de comunicação e informação considerando sua função social.
      -Empregar os pronomes demonstrativos nas suas diversas formas utilizando o verbo ser/estar.
      -Distinguir as diversas formas de saudações e cumprimentos utilizadas no dia-a-dia das pessoas.
      -Reconhecer os substantivos e empregá-los nas suas diversas categorias.
      -Estabelecer comparações entre os adjetivos e utilizar as relações entre os adjetivos e substantivos, obedecendo às regras da Língua Inglesa.

      CONTEÚDOS:
      Vocabulary I: Colors, numbers, family, objects)
      -Pronomes Pesoais
      -Verb to be: (affirmative, negative and interrogative forms)
      -Respostas curtas: (short answers)
      -Formulários  
      -Bilhetes
      Vocabulário II: Jobs, animals, candies
      -Demonstrative Pronouns: This, that, these, those, his her)
      -Saudações e cumprimentos (Greetings)
      -Diálogos
      Vocabulário III:  objetos (escola, casa, trabalho), alimentos
      - Adjetivos variados
      -Cardápio/ Short texts 

       ASSIGNMENTS:
      
     1.      Quais gêneros textuais, nós, professores, consideramos relevantes para o aluno desenvolver vocabulário na LE e, gradualmente, tornar-se um leitor na língua alvo?
2.      Quais gêneros textuais os alunos geralmente sentem-se atraídos em sala de aula?
3.      Elenque as habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos para se tornarem leitores e produtores de textos.
4.      De que forma podemos orientar nossos alunos a produzirem textos?
5.      De que forma podemos trazer outras habilidades como listening e speaking para a sala de aula?
Uma pedagogia que pretende transformar o indivíduo em um cidadão consciente deve ser:
1.      Participativa
2.      Afetiva
3.      Questionadora
4.      Situada
5.      Multicultural
6.      Dialógica
7.      Cultural
8.      Democrática
9.      Pesquisadora
10. Interdisciplinar
11. Ativista
As orientações didáticas para o ensino da LE para jovens e adultos giram em torno de 3 pressupostos básicos: 
1. Autenticidade; 2. Funcionalidade e 3.  Autonomia.

1. Aproximação do real
2. Refere-se ao tipo de exercício proposto em sala de aula e que deve corresponder a atividades comunicativas
3. Busca tornar o aluno em um usuário da LE com liberdade para agir dentro do discurso no sentido de promover perguntas sobre quem escreveu, para quem escreveu, qual a razão da produção do texto, o que está implícito...

Sugestões de tipos de textos:
1.      Diferentes tipos de cartas: formal e informal
2.      Emails
3.      Bilhetes, cartões
4.      Manuais de instrução

5.  Regulamentos
6.  Formulários 
7.  Diagramas e gráficos
8.  Cardápios
9.  Propagandas 

Sugestões de vários tipos de organização textual:
Narração
Descrição
Argumentação
Comparação




       

Nenhum comentário: