sábado, 24 de novembro de 2012

PLANEJAMENTO PROEJA T4 - ARTE

OBJETIVOS GERAIS
- Compreender a arte e a cultura corporal como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo e respeitando o patrimônio cultural com base na identificação nos padrões estéticos e sinestésicos de diferentes grupos socioculturais.
- Compreender que, o ensino da arte deve ser refletido de acordo com o contexto da realidade da sociedade em suas diversas linguagens artísticas.
- Compreender e utilizar a arte como linguagem mantendo uma atitude de busca, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
- Utilizar os conhecimentos sobre a relação entre arte e realidade para atribuir um sentido para obra artística.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Analisar, refletir e compreender os diferentes processos de arte como manifestações socioculturais e históricas.
- Valorizar as diferentes formas de manifestações artísticas.
- Relacionar os sentidos de uma obra artística a possível leitura dessas obras em diferentes épocas.
- Reconhecer a obra de arte como fator de promoção dos direitos e valores humanos.
- Apreciar os produtos da arte em diferentes obras em suas várias linguagens, desenvolvendo a fruição em análises estéticas.
- Observar as relações entre arte e realidade, refletindo e investigando com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade argumentando e apreciando a arte de sensível.

- Conhecer e compreender a história cultural e artística do mundo oriental e suas manifestações. 

CONTEÚDOS:


ARTES VISUAIS
Leitura e Representação das Formas e do Espaço
  • Pontos de vistas: Frontal e de perfil
  • Efeitos de profundidade: Perspectiva, sobreposição, diminuição claro-escuro
  • Cor: Análoga, quente, fria e complementar
  • Tempo: Movimento, seqüência, repetição e alternância
  • Repetição
  • Ênfase


Leitura e Representação de Imagens
  • Ilustração
  • Cartaz
  • Reprodução
  • Objeto artístico
  • TV, vídeo, computação gráfica, data show
  • Imagem: descrição
  • Análise formal
  •  Interpretação: é o momento mais rico da leitura e deve ser bastante explorada


História da Arte (contextualização)
  • Arte contemporânea no Brasil
  • Renascimento
  • Barroco
  • Impressionismo
  • Pós-Impressionismo
  • Expressionismo
  • Cubismo
  • Fauvismo
  • Art Pop
  • Op Art

Produção Artística
  • Gênero artístico: figura humana, paisagem
  • Criação de diferentes temáticas
  • Desenho de observação, de imaginação e memória
  • Gênero artístico: natureza-morta
  • Criar e reelaborar histórias, representando-as plasticamente.
  • Instalações e performances
  • Composição: projetos a partir de temas, imagens, propagandas, idéias e objeto artístico
ARTES VISUAIS

Leitura e Representação do Som no Tempo e no Espaço
  • Som
  • Silêncio
  • Ruído (poluição sonora)
  • Duração: longo, médio e fraco
  • Altura: grave, médio e agudo
  • Timbre 


Leitura Auditiva
  • Percepção,  identificação e  apreciação
  • Ouvindo e identificando sons de diferentes qualidades e procedências
  • Dançando
  • Desenhando
  • Pintando
  • Contextualizando as músicas ouvidas
Contextualização

  •      Música popular catarinense, brasileira e mundial


Produção Sonora

  •      Cantando
  •      Percutindo
  •      Dançando
  •      Sonorizando situações, fatos, imagens, representações gráficas
  •      Improvisando

METODOLOGIAS:

- Aulas teóricas
- Aulas práticas
- Aulas expositivas
- Saída de campo
- Troca de experiências entre núcleos
- Promoção de oficinas artísticas
- Trabalho com materiais alternativos
- Atividades que promovam a percepção, a identificação e a apreciação

   

Um comentário:

Leonardomarques Marques disse...

Muito interessante! Abrange todos os campos das artes de uma forma diferenciada e divertida.