- Compreender o papel das sociedades no processo de produção do espaço, do território, da paisagem e do lugar.
- Estabelecer relações entre a vida individual e social, identificando relações sociais do seu próprio convívio. Na localidade, na região e no país, relacionando-as com outras manifestações, em outros tempos e espaços.
- Avaliar e identificar propostas para superação dos desafios sociais, políticos e econômicos enfrentados pela sociedade brasileira na construção da sua identidade social.
- Identificar, em diferentes documentos históricos, os fundamentos da cidadania e da democracia presentes na vida social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Compreender o processo histórico de ocupação do território e a formação da sociedade brasileira.
- Compreender o processo de ocupação do
território brasileiro e dinâmica econômica inserida nesse contexto.
- Relacionar os movimentos de
contestações contra a coroa portuguesa e a relação com os movimentos liberais
na Europa.
- Compreender a independência do Brasil
como um processo iniciado com a vinda da família real.
- Relacionar o processo de independência
do Brasil com a independência das colônias espanholas na América.
- Analisar o processo de
implantação da monarquia brasileira e
suas conseqüências.
- Relacionar o fim da escravidão com a
chegada dos imigrantes ao Brasil.
- Refletir sobre os vários significados
da escravidão.
- Refletir sobre o processo da
proclamação da República no Brasil.
- Compreender os aspectos políticos e
econômicos da República oligarquias.
- Compreender os vários significados da
Era Vargas.
- Construção dos
conceitos de cidadania e democracia.
CONTEÚDOS:
- BRASIL COLONIA;
· Chegada dos
portugueses.
· Conflito com os
indígenas.
· Escravidão.(
África)
· Ciclos econômicos:
· Cana de açúcar, ouro, Café, borracha.
2-Movimentos contestações contra a
metrópole. (Inconfidência Mineira, baiana, Insurreição , pernambucana)
2.1. Idéias iluministas.
2,2. Revolução Francesa.
2.2 – Vinda da Família Real.
2.3 – Processo da Independência do
Brasil.
2.4 – Processo de Independência das
colônias espanholas na América.
2.5 – Primeiro reinado.
2.6 – Período Regencial.
2.7– Revoltas
3. SEGUNDO REINADO
3.1 – imigração.
3.2 – abolição.
3.3 – Queda da monarquia
3.4 – Proclamação da Republica.
3.5 – República Velha.
3.6 – Era Vargas.
3.7 – Participação do Brasil na 1ª e 2ª guerra mundial.
3.8 - Ditadura Militar no Brasil e na América Latina.
3.9 - Brasil atual.
RECURSOS:
- Uso de imagens. ( 1 primeira missa no
Brasil) – batismo
- Análise das Pinturas de Portinari. Retratando os vários momentos da
economia brasileira.
- Análise de diferentes textos
históricos sobre o assunto
- Construção de
painéis a partir das imagens de Debret.
- Leitura e analise de textos.
- Análise do filme Carlota Joaquina.
- Confecção de mapas das principais revoltas do período regencial.
- Análise da primeira constituição do
Brasil comparando-a com a atual.
- Trabalhar os conceitos de monarquia e república.
- Trabalhar com textos e imagens e
documentos que mostrem outras formas de resistências á escravidão.
- Leitura de diferentes tipos de
matérias jornalísticas, procurar relacionar conceitos, informações e idéias.
- Título de eleitor ( apartir da
reflexão sobre o título de eleitor de cada um, discutir questões do direito ao
voto ao longo da história brasileira.
- Análise do documentário sobre educação
em direitos humanos.
- Interpretações de músicas sobre o período
da ditadura militar no Brasil.
- Construção de painéis com imagens do
Brasil atual.
- Reflexão sobre as
conquistas e desafios da sociedade brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário