sábado, 24 de novembro de 2012

PLANEJAMENTO PROEJA T4 - HISTÓRIA

OBJETIVOS:
- Compreender o papel das sociedades no processo de produção do espaço, do território, da paisagem e do lugar.
- Estabelecer relações entre a vida individual e social, identificando relações sociais do seu próprio convívio. Na localidade, na região e no país, relacionando-as com outras manifestações, em outros tempos e espaços.
- Avaliar e identificar propostas para superação dos desafios sociais, políticos e econômicos enfrentados pela sociedade brasileira na construção da sua identidade social.
- Identificar, em diferentes documentos históricos, os fundamentos da cidadania e da democracia presentes na vida social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Compreender o processo histórico de ocupação do território e a formação da sociedade brasileira.
- Compreender o processo de ocupação do território brasileiro e dinâmica econômica inserida nesse contexto.
- Relacionar os movimentos de contestações contra a coroa portuguesa e a relação com os movimentos liberais na Europa.
- Compreender a independência do Brasil como um processo iniciado com a vinda da família real.
- Relacionar o processo de independência do Brasil com a independência das colônias espanholas na América.
- Analisar o processo de implantação  da monarquia brasileira e suas conseqüências.
- Relacionar o fim da escravidão com a chegada dos imigrantes ao Brasil.
- Refletir sobre os vários significados da escravidão.
- Refletir sobre o processo da proclamação da República no Brasil.
- Compreender os aspectos políticos e econômicos da República oligarquias.
- Compreender os vários significados da Era Vargas.
- Construção dos conceitos de cidadania e democracia. 


CONTEÚDOS:
  1. BRASIL COLONIA;
·     Chegada dos portugueses. 
·     Conflito com os indígenas.
·     Escravidão.( África)
·    Ciclos econômicos:
         ·   Cana de açúcar, ouro, Café, borracha. 

2-Movimentos contestações contra a metrópole. (Inconfidência Mineira, baiana, Insurreição , pernambucana)

2.1. Idéias iluministas.

2,2. Revolução Francesa.
2.2 – Vinda da Família Real.
2.3 – Processo da Independência do Brasil.
2.4 – Processo de Independência das colônias espanholas na América.
2.5 – Primeiro reinado.
2.6 – Período Regencial.
2.7– Revoltas

3. SEGUNDO REINADO
3.1 – imigração.
3.2 – abolição.
      3.3 – Queda da monarquia
3.4 – Proclamação da Republica.
3.5 – República Velha.
3.6 – Era Vargas.
      3.7 – Participação do Brasil na 1ª e  2ª guerra mundial.
      3.8 - Ditadura Militar no Brasil e na América Latina.
      3.9 - Brasil atual.

RECURSOS:
- Uso de imagens. ( 1 primeira missa no Brasil) – batismo
- Análise das Pinturas de Portinari. Retratando os vários momentos da economia brasileira.
- Análise de diferentes textos históricos sobre o assunto
- Construção de painéis a partir das imagens de Debret.
- Leitura e analise de textos.
- Análise do filme Carlota Joaquina.
- Confecção de mapas das principais revoltas do período regencial.
- Análise da primeira constituição do Brasil comparando-a com a atual.
- Trabalhar os conceitos de monarquia  e república.
- Trabalhar com textos e imagens e documentos que mostrem outras formas de resistências á escravidão.
- Leitura de diferentes tipos de matérias jornalísticas, procurar relacionar conceitos, informações e idéias.
- Título de eleitor ( apartir da reflexão sobre o título de eleitor de cada um, discutir questões do direito ao voto ao longo da história brasileira.
- Análise do documentário sobre educação em direitos humanos.
- Interpretações de músicas sobre o período da ditadura militar no Brasil.
- Construção de painéis com imagens do Brasil atual.
- Reflexão sobre as conquistas e desafios da sociedade brasileira.




Nenhum comentário: