- Familiarizar-se com
diferentes usos e textos da LEM para desenvolver a habilidade de leitura.
- Usar os
conhecimentos adquiridos em língua estrangeira para expandir a sua visão e conhecimento de mundo
(cultura, curiosidades).
- Selecionar,
organizar, relacionar, interpretar dados, textos, frases, diálogos e
informações em LE para desenvolver e expressar diversos interesses políticos,
econômicos e sociais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Atribuir um sentido previsível a um texto em LEM presente em situações da vida social e do mundo do trabalho do educando.
- Atribuir um sentido previsível a um texto em LEM presente em situações da vida social e do mundo do trabalho do educando.
- Utilizar-se de construções no tempo presente para obter e dar
informações relacionadas a interesses e desejos.
- Conhecer e utilizar algumas expressões próprias da língua alvo.
- Perceber as diferenças culturais ao seu redor a partir da língua
estrangeira
- Problematizar diferenças culturais e políticas de seu pais com
outros.
- Produzir pequenos textos em LEM a partir dos conhecimentos
adquiridos.
- Identificar em
textos, frases e em diversos meios de comunicação marcas de valores e intenções
que abordam a diversidade social e cultural.
CONTEÚDOS:
-Vocabulary I: Colors, decimal and cardinal numbers.
-Idiomatic Expressions quais???
-Simple Present (do/does)
-Entrevistas
-Vocabulary II: verbos regulares,
substantivos, adjetivos
-Films, TV series (para assimilação de
vocabulário)
-Songs (tradução para acesso a um melhor
vocabulário).
-Vocabulário III: verbos irregulares
-First, then, after,that, finally
ASSIGNMENTS:
1. Quais
gêneros textuais, nós, professores, consideramos relevantes para o aluno
desenvolver vocabulário na LE e, gradualmente, tornar-se um leitor na língua
alvo?
2.
Quais
gêneros textuais os alunos geralmente sentem-se atraídos em sala de aula?
3.
Elenque
as habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos para se tornarem leitores e
produtores de textos.
4.
De
que forma podemos orientar nossos alunos a produzirem textos?
5.
De
que forma podemos trazer outras habilidades como listening e speaking para a
sala de aula?
Uma pedagogia que pretende transformar o indivíduo em um cidadão
consciente deve ser:
1. Participativa
2. Afetiva
3. Questionadora
4. Situada
5. Multicultural
6. Dialógica
7. Cultural
8. Democrática
9. Pesquisadora
10. Interdisciplinar
11. Ativista
As orientações didáticas para o ensino da LE para jovens e adultos
giram em torno de 3 pressupostos básicos: 1. Autenticidade; 2. Funcionalidade e
3. Autonomia.
1. Aproximação do real
2. Refere-se ao tipo de exercício proposto em sala de aula e que deve
corresponder a atividades comunicativas
3. Busca tornar o aluno em um usuário da LE com liberdade para agir
dentro do discurso no sentido de promover perguntas sobre quem escreveu, para
quem escreveu, qual a razão da produção do texto, o que está implícito...
Sugestões de tipos de textos:
1. Diferentes tipos
de cartas: formal e informal
2. Emails
3. Bilhetes, cartões
4. Manuais de
instrução
5. Regulamentos
6. Formulários
7. Diagramas e
gráficos
8. Cardápios
9. Propagandas
Sugestões de vários tipos de organização
textual:
Narração
Descrição
Argumentação
Comparação
Nenhum comentário:
Postar um comentário