sábado, 24 de novembro de 2012

PLANEJAMENTO PROEJA T4 - LÍNGUA INGLESA

OBJETIVOS GERAIS: 
Familiarizar-se com diferentes usos e textos da LEM para desenvolver a habilidade de leitura.
- Usar os conhecimentos adquiridos em língua estrangeira para expandir a sua visão e conhecimento de mundo (cultura, curiosidades).
- Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados, textos, frases, diálogos e informações em LE para desenvolver e expressar diversos interesses políticos, econômicos e sociais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 
- Atribuir um sentido previsível a um texto em LEM presente em situações da vida social e do mundo do trabalho do educando.
- Utilizar-se de construções no tempo presente para obter e dar informações relacionadas a interesses e desejos. 
- Conhecer e utilizar algumas expressões próprias da língua alvo.
- Perceber as diferenças culturais ao seu redor a partir da língua estrangeira
- Problematizar diferenças culturais e políticas de seu pais com outros.
- Produzir pequenos textos em LEM a partir dos conhecimentos adquiridos.
- Identificar em textos, frases e em diversos meios de comunicação marcas de valores e intenções que abordam a diversidade social e cultural.



CONTEÚDOS: 
-Vocabulary I: Colors, decimal and cardinal numbers.
-Idiomatic Expressions quais???
-Simple Present (do/does)
-Entrevistas
-Vocabulary II: verbos regulares, substantivos, adjetivos
-Films, TV series (para assimilação de vocabulário)
-Songs (tradução para acesso a um melhor vocabulário).
-Vocabulário III: verbos irregulares
-First, then, after,that, finally

ASSIGNMENTS:
1.  Quais gêneros textuais, nós, professores, consideramos relevantes para o aluno desenvolver vocabulário na LE e, gradualmente, tornar-se um leitor na língua alvo?
2.      Quais gêneros textuais os alunos geralmente sentem-se atraídos em sala de aula?
3.      Elenque as habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos para se tornarem leitores e produtores de textos.
4.      De que forma podemos orientar nossos alunos a produzirem textos?
5.      De que forma podemos trazer outras habilidades como listening e speaking para a sala de aula?
     Uma pedagogia que pretende transformar o indivíduo em um cidadão consciente deve ser:
1.      Participativa
2.      Afetiva
3.      Questionadora
4.      Situada
5.      Multicultural
6.      Dialógica
7.      Cultural
8.      Democrática
9.      Pesquisadora
10. Interdisciplinar
11. Ativista
As orientações didáticas para o ensino da LE para jovens e adultos giram em torno de 3 pressupostos básicos: 1. Autenticidade; 2. Funcionalidade e 3.  Autonomia.
1. Aproximação do real
2. Refere-se ao tipo de exercício proposto em sala de aula e que deve corresponder a atividades comunicativas
3. Busca tornar o aluno em um usuário da LE com liberdade para agir dentro do discurso no sentido de promover perguntas sobre quem escreveu, para quem escreveu, qual a razão da produção do texto, o que está implícito...
Sugestões de tipos de textos:
1.      Diferentes tipos de cartas: formal e informal
2.      Emails
3.      Bilhetes, cartões
4.      Manuais de instrução
5.      Regulamentos
6.      Formulários
7.      Diagramas e gráficos
8.      Cardápios
9.      Propagandas
Sugestões de vários tipos de organização textual:
Narração
Descrição
Argumentação
Comparação

Nenhum comentário: