quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

EU PROFESSOR/EU PESSOA - QUAL MINHA MELHOR HABILIDADE? E AS HABILIDADES DO MEU ALUNO?


Segundo Gardner, o propósito da escola deveria ser o de desenvolver as inteligências e ajudar as pessoas a atingirem objetivos de ocupação e passa-tempo adequados ao seu aspecto particular de inteligências. As pessoas que são ajudadas a fazer isso, acredito, se sentem mais engajadas e competentes e, portanto, mais inclinadas a servirem à sociedade de uma maneira construtiva.
“Qual a minha melhor habilidade? Neste momento estou utilizando esta habilidade no meu dia-a-dia? Ou ela está lá esquecida ou esperando que se dê uma oportunidade para se manifestar? Quem foi o responsável pela sua não manifestação? A família?A escola?O grupo?(...). O que a enclausurou lá no fundo do meu ser? O medo? A falta de oportunidade? A negação da sua importância para minha vida? Por que a escola não me deu oportunidade de trabalhar com esta habilidade? Por que não me sinto uma pessoa realizada? O que eu gostaria de fazer na minha vida e ainda não fiz? Isto está me fazendo falta? E em meus alunos, como vejo suas habilidades? Sei o que eles esperam da escola e da minha pessoa enquanto educador?”
Gardner classificou, a princípio sete tipos de inteligências: cinestésica-corporal, musical, viso-espacial, lingüística, lógico-matemática, intrapessoal e interpessoal. Atualmente, estão sendo pesquisadas mais cinco inteligências: naturalista, existencial/transcedental ou espiritual, energética ou intuitiva, emocional, prática e co-criativa. Você é um educador que considera, em seus alunos, somente as inteligências que a escola tradicional sempre valorizou ou todas as inteligências lhe são importantes?
Você sabe em qual inteligência seu aluno se destaca? E você se já percebeu qual a inteligência é mais significativa para sua vida?
O que você sente quando sua Inteligência se manifesta, isto é, está em ação? Que sentido ela dá a sua existência?

Texto/Reflexão
Organizadora: Coord. Pedagógica do PROEJA -
Prof.Especilista Anita Aparecida Martins
Ano: 2008

Nenhum comentário: