quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

SER NEGRA


Ser negra, é trazer consigo, nas entranhas da alma a cor de seus antepassados.

Que escravizados e arrancados de sua terra natal, foram trazidos pra trabalhar acorrentados, açoitados, mutilados, explorados e roubados nos seus sonhos...

Ser negra, é conseguir romper com o grilhão da escravidão e vencer todos os obstáculos, preconceitos, discriminação desta nação!

Ser negra, é ter coragem de lutar na cândida de cada dia e na escura noite, como nossa heroína Dandara, mulher negra, guerreira que lutou no Quilombo dos Palmares. Ajudou os negros a sonhar com um dia diferente!

E os brancos a pensar que negro é gente! Que trabalha e tem valor, independente da cor.

Ser negra,é vencer o preconceito sofrido, não ter vergonha de se declarar como negra sim, senhor!

Orgulho de ser afro descendente e lutar por nossa gente, na causa da exclusão pela cor, mas acreditar num mundo de oportunidades onde todos respeitem as diferenças, pois somos todos iguais em direito e deveres perante a lei.

Ser negra não é, dizer, porque tem pele clara que é morena, com medo da discriminação que a persegue desde pequena, e que já vem passado de geração em geração.

Ser negra não é ficar esperando a libertação dos pesadelos, se escondendo trás do que não é, com o ego ferido, sorriso no rosto, mas que por dentro é o oposto da realidade vivida. Porque deixa a sua força escondida.

(Sandra Helena Bernardo da Silva / 2008)

Nenhum comentário: