quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

PROJETO UM - E.M.E.I.E.F. CASEMIRO STACHURSKI


E.M.E.I.E.F. CASEMIRO STACHURSKI

Prof. Rosânia Pires Serafim

Turmas: T1 e T2

PROJETO UM

TEMA: A vida que a gente quer, depende daquilo que a gente faz.

OBJETIVO GERAL:
Possibilitar aos alunos uma formação integral na qual possam exercer o papel cidadão e que ao mesmo tempo, resgatem os valores morais, éticos, oportunizando a melhoria da convivência por meio da resposta pessoal e comunitária do ser humano.

JUSTIFICATIVA:

Resgatar os valores morais e solidários perdidos nos caminhos da vida.
Neste pretende-se educar para paz, para os direitos humanos, para a justiça social, para a diversidade cultural, contra preconceitos sociais, contra o racismo e autoritarismo.
Deseja-se educar para formar uma consciência planetária, que se preserve tanto o mundo quanto os seres que habitam este Mundo, sejam eles humanos ou não. E para tanto, é preciso enxergar o universo como um todo, onde tudo se relaciona, e não um aglomerado de partes.
É verdade que o mundo está complicado de mais e que certas horas tudo parece impossível de consertar, e é nesse caos aparente que se pretende investir, por isso, nesse projeto que tem como tema “A VIDA QUE A GENTE QUER, DEPENDE DAQUILO QUE A GENTE FAZ”, buscará ações que visem urgentemente conscientizar nossos alunos que, mais do que tudo, é preciso SER do que TER para poder conviver socialmente, isso fará, com certeza, deste planeta um lugar melhor para as atuais e futuras gerações e com atitudes que perpassem sempre pelo respeito humano acima de tudo.

ATIVIDADES:
1. Pesquisa.
2. Fotos.
3. Entrevistas.
4. Debates e reflexões explorando datas, fotos e local dos acontecimentos, possibilitando aos educandos as várias formas de discutir os temas numa relação de espaço e tempo histórico.
5. Construção da linha do tempo.
6. Questionários.
7. Conversação.
8. Construção de maquetes, explorando os diversos espaços físicos, possibilitando aos educandos as várias formas de discutir os temas numa relação de espaço e tempo.
9. Investigação, análise e registro de dados coletados.
10. Utilização de gráficos, desenhos e tabelas.
11. Relação entre os números (maior, menor, igual e diferente).
12. Sistema de numeração decimal.
13. Composição e leitura de quantidades.
14. Reconhecimento dos números pares e ímpares.
15. Operações de adição e subtração.
16. Resolver situações problemas que envolva as diferentes idéias de adição e subtração.
17. Identificar os termos das diferentes operações.
18. Cálculo mental e resolução de situações problemas.
19. Tipologia textual – unidade temática – seqüência lógica.
20. Paragrafação.
21. Apresentação de texto: título, autor da obra, personagem, vocativo, carta, bilhete, margem, data, assinatura.
22. Direção da escrita.
23. Segmentação entre as palavras.
24. Legibilidade.
25. Ortografia.
26. Sinais gráficos.
27. Maiúscula – minúscula.
28. Sinais de pontuação.
29. Concordância nominal (singular e plural).
30. Concordância verbal (presente, passado e futuro).
31. Argumentação.
32. Elemento coesivo.
33. Leitura.
34. Produção de texto coletivos, individuais, informativos e lúdicos.
35. Teatro.

Nenhum comentário: