quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

RELATÓRIO DE ATIVIDADES PROEJA/2008


O Programa de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, da Rede Municipal de Educação - Criciúma,através da sua coordenação pedagógica, desenvolveu juntos as Totalidades T1/T2/T3/T4, no ano letivo de 2008, as seguintes atividades:

• Estudo da Proposta Curricular da Rede Municipal de Criciúma/2008 (nas sextas-feiras/na Casa do Professor);

• Troca de Experiências – entre os professores (nas sextas-feiras/na Casa do Professor);

• Visitas as escolas onde estavam em funcionamento as Totalidades;

• Desenvolvimento de quatro (04) ou mais PROJETOS durante o ano letivo nas Totalidades;

• Viagens de Estudo;

• Múltiplas Inteligências;

• Formação: História da África (Prof. Iolanda / Prof. Eliane);

• Formação: Geografia da África (Prof. Anita);

• Formação: Literatura da África (Prof. Geórgia);

• Formação: Arte Contemporânea ( Prof. Bárbara);

• Formação: Gênero e Raça (Prof. Geórgia);

• Noite Cultural PROEJA (na escola);
RESULTADOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Todo processo foi desenvolvido com acompanhamento da coordenação pedagógica. As atividades sempre foram desenvolvidas e socializadas com o grupo.

No PROEJA, verificou-se, de forma geral, existir articulação das diferentes áreas curriculares, com as atividades realizadas no ano letivo.
Os temas abordados nos projetos das Totalidades evidenciaram: o meio ambiente, a alimentação, a saúde, o espaço geográfico local e a cultura regional. Ressalvando uma ou outra situação, não foi evidenciada preocupação com a articulação entre as componentes do currículo, sendo estas trabalhadas de forma compartimentada.

No desenvolvimento das competências de aprendizagem, as atividades observadas espelham que são valorizadas, de forma clara e objetiva, as diferentes áreas de conteúdo, na educação de jovens e adultos, evidenciando-se a Língua Portuguesa e a Matemática, na sua dimensão de transversalidade, em todas as Totalidades.

Verificou-se existir valorização da comunicação oral em contextos diversificados, tendo sido observada diversidade de registos escritos, assim como de oportunidades com vista ao desenvolvimento do gosto pela leitura, considerando, com recorrência, as vivências dos próprios alunos.

No que concerne a Totalidade T1 (alfabetização e letramento), a prática da leitura e escrita tem uma função predominantemente avaliativa, através de atividades lúdicas.

Nas Totalidades T1/T2, é evidente a atenção dada, as propostas de atividades: na área de expressão e comunicação, designadamente no domínio da linguagem e abordagem à escrita, com recurso às iniciativas dos alunos; no domínio da Matemática, proporcionando atividades de desenvolvimento do raciocínio lógico, construção da noção de número e correspondência entre quantidade e a respectiva representação, bem como a repetição seqüênciada de numerais. São ainda valorizadas as áreas de expressão plástica, motora e musical, concretizando diferentes formas de linguagem.

Os trabalhos de casa ou são continuidade da atividade não concluída na sala de aula, ou resumem-se a atividades consideradas rotineiras ou ainda repetição do que é feito na sala de aula.

As Totalidades, utilizam diversificados materiais quando realizam suas atividades.Foram utilizados materiais de sucata para trabalhar os temas dos projetos.

Na sala de aula, verificou-se pouco material exposto pois a escola só reserva espaço para os alunos do período diurno.

Os suportes utilizados nas propostas de atividades apresentadas aos alunos é bem diversificada em algumas das Totalidades, pois isto depende muito da criatividade do/a professor/a.

De um modo geral, são devidamente valorizados, na sala de aula, revistas, jornais, enciclopédias, obras de referência e e materiais de sucata.

O espaço horizontal (as carteiras) não está organizado de forma a proporcionar trabalho independente, salvaguardando-se uma ou outra situação.

O espaço vertical (as paredes) nem sempre apresenta a exposição de forma equilibrada de trabalhos realizados pelos alunos, verificando-se em determinados espaços que estes estão desatualizados.

A ação pedagógica do docente evidencia, na monitorização das aprendizagens, privilegiar o grande grupo/turma, em detrimento da especificidade de cada aluno.

As atividades do domínio sócio-afetivo merecem a atenção docente, valorizando os comportamentos pessoais, sociais e emocionais dos alunos, sendo que, salvaguardando uma ou outra excepção, o reforço sócio-afetivo e a valorização das produções dos alunos começam a ser uma prática freqüente, nas turmas de PROEJA.
A prática pedagógica não contempla a educação especial, embora alguns educadores preocupem-se em auxiliar estes alunos outros não demonstram nenhum interesse a esta proposta que se adentra ao PROEJA de forma gradativa.

Os projetos se integram as necessidades do grupo/turma, a identificação dos seus problemas/dificuldades e definição de prioridades e de competências. Em algumas Totalidades o educador tem dificuldade junto com o grupo/turma,para identificação dos problemas/dificuldades para se elaborar um projeto.

Cada Totalidade pode trabalhar no mínimo com quatro (o4) projetos durante o ano, sendo que no decorrer do processo ele poderá ser reformulado pelo grupo, caso haja necessidade.

No PROEJA, a avaliação teve como base todos os trabalhos elaborados pelas crianças, individuais e coletivos.

Os docentes utilizaram uma linguagem descritiva, formativa e positiva nas avaliações realizadas por período letivo, “ficha de informação trimestral/registro das aprendizagens”.

O professor do PROEJA recebeu, em 2008, alunos do semi-liberdade e do CIP, sendo que na maioria dos casos o professor não teve acompanhamento dos responsáveis por eeses adolescentes infratores.

Concluindo, foi um ano positivo para o PROEJA, mesmo tendo poucos recurso para desenvolver sua prática pedagógica.

Prof. Especilista Anita A. Martins
Ano: 2008

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