quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

PROJETO DOIS - E.M.E.I.E.F. CASEMIRO STACHURSKI


E.M.E.I.E.F. CASEMIRO STACHURSKI

Prof. Rosânia Pires Serafim

Turmas: T1 e T2

PROJETO DOIS

TEMA: Que planeta estamos construindo.

OBJETIVO GERAL:
Possibilitar aos alunos uma formação geral para que se identifiquem como parte integrante da natureza e sintam-se efetivamente ligados a ela, percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para a atuação criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente e desenvolvimento.

JUSTIFICATIVA:
O planeta deixou de ser uma preocupação exclusiva da ciência e do movimento ambiental. Hoje a humanidade começa a se conscientizar de que, a crise ambiental é real e seus efeitos são visíveis e irreversíveis. A escola com seus profissionais é parte integrante da sociedade e co-responsável pela sua transformação. Portanto, toda escola deve desenvolver estudos referente as questões ambientais, não somente com o levantamento e estudo da problemática local e global, mas também com a busca de mecanismos que permitem nela atuar. Para viabilizar esta discussão no espaço escolar propomos desenvolver durante o ano letivo de 2008, o tema pedagógico, “O Planeta que Estamos Construindo”, explorando os seguintes assuntos:
Lixo – Reciclagem;
Invasões Biológicas;
Perda da Biodiversidade;
Contaminação dos Alimentos;
Poluição do Ar;
Falta de Água,
Efeito Estufa;
Epidemias;
Desmatamento;
Trânsito.



ATIVIDADES:
1. Pesquisa.
2. Fotos.
3. Entrevistas.
4. Debates e reflexões.
5. Questionários.
6. Conversação.
7. Construção de maquetes.
8. Análise lingüística.
9. Tipologias textuais.
10. Números naturais.
11. Medidas.
12. Estatística.
13. Geometria.
14. Adição e subtração.
15. Dramatização.

AVALIAÇAO:
A avaliação será processual, emancipatória e inclusiva. Procurando identificar o nível de elaboração dos conceitos em cada etapa do trabalho para posterior intervenção, por meio de: observações, registro das atividades propostas, domínio e interesse na execução das mesmas, participação em sala de aula e auto avaliação.

Nenhum comentário: