quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

PROJETO DOIS - E.M.E.I.E.F. FILHO DO MINEIRO


E.M.E.I.E.F. FILHO DO MINEIRO

Prof. Claudia Regina Salvaro Jorge

Turma: PROEJA T1 e T2

PROJETO DOIS

Projeto: Aquecimento global. O efeito estufa sufoca o planeta.

TEMA: O efeito estufa sufoca o ar do nosso planeta Terra, devido a era dos combustíveis fósseis.

PROBLEMA:
Estudos científicos e observações diárias cotidianas relacionadas as paisagens do planeta terra, dão como certa a influência das atividades humanas no aumento da temperatura média do planeta, com conseqüências diárias dramáticas para a qualidade de vida, no planeta.
O aumento do efeito estufa é a principal causa do aquecimento global.

JUSTIFICATIVA:
Queremos através deste projeto compreender as causas do efeito estufa, pois sabemos que é um fenômeno causado, principalmente, pela presença de carbono na atmosfera, e que também devido ao metano e o vapor d’água. Para compreendermos melhor nossos estudos, pesquisaremos e leremos e problematizaremos as questões abordadas, procurando diagnosticar possíveis soluções para que nós, enquanto seres vivos, dotados de múltiplas inteligências procuraremos contribuir para fazermos nossa diferença enquanto professor aluno escola comunidade, acreditando
lutar pela qualidade de vida mental e social.

QUESTIONAMENTOS:
- Como se explica esse efeito e por que ele tem aumentado?
- Por que, em nosso estado, Santa Catarina, está sempre aberta, devido aos fenômenos da natureza?

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Identificação e categorização de efeito estufa;
- Compreensão como acontece o efeito estufa;
- Percepção dos diferentes modos de vida;
- Conhecer alguns elementos químicos;
- Conhecimento da evolução da historia geográfica na era dos combustíveis fósseis;
- Resoluções de problemas reais/hipotéticos questionando a numerologia.

DISCIPLINAS E/OU CONTEÚDOS:

Geografia:
- Aspectos físicos do planeta Terra/continente;
- Aspectos físicos do Brasil/Santa Catarina ;
- Aspectos físicos de Criciúma/bairro metropolitana;
- Questão ambiental e a vegetação;
- Relevo/hidrografia/clima e paisagem.

Ciências:
- Água como substância, seus estágios perceptíveis de ciclo na natureza;
- Principais combustíveis utilizados pelo homem e o problema do efeito estufa (gases);
- Papéis sociais do homem e da mulher na contribuição da qualidade de vida.

História:
- A vida nas cidades começa a mudar;
- A luta para respirar o ar puro.

Português:
- Tipologia textual: letra de música, textos práticos, informativos, histórias em quadrinhos;
- Individual: Paródia – narrativo – informativo - poético
* leitura e interpretação;
* gramática – necessidade do aluno;
* ortografia;
* sinais de pontuação/acentuação e gráficos;
* concordância verbal e nominal.

Matemática:
- Figuras geométricas: área e perímetro;
- Organização e leitura de tabelas e gráficos;
- Medidas de superfície/relação entre medidas de comprimento: metro, centímetro, milímetro quadrado;
- Exploração de cálculo mental: divisão/multiplicação/adição/subtração com números fracionários .

AVALIAÇÃO
- Processual diagnóstica, onde o aluno interage com o grupo havendo troca de conhecimento.
- Contínua, pois o saber é inacabado.
REFERÊNCIAS
- Proposta Curricular de Santa Catarina
- Apostilas do PROEJA.
- O mundo em movimento (Geografia 4).
- Caderno Pedagógico I e II de Metodologia de Matemática – UDESC.
- Jornal da Manhã.
- Jornal a Tribuna.

Nenhum comentário: