quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

PROJETO UM - E.M.E.I.E.F. FILHO DO MINEIRO


E.M.E.I.E.F. FILHO DO MINEIRO

Prof. Claudia Regina Salvaro Jorge

Turma: PROEJA T1 e T2

PROJETO UM

Projeto: As variações climáticas e as estações do ano.
“Clima, efeitos naturais e a influência humana.”

TEMA: Como podemos perceber as variações climáticas na região onde moramos? E como percebemos as mudanças das diferentes estações do ano em nossa região Sul?

PROBLEMA:
Através de observações diárias e cotidianas locais, percebemos as mais diversas variações climáticas subjetivamente acompanhadas das estações do ano. Podemos analisar que algumas vezes as condições do tempo de uma região virem noticia de TV, jornal ou revista, sendo que, às vezes, o mesmo noticiário mostra seca em uma região e inundação em outra.

JUSTIFICATIVA:
Queremos através deste projeto compreender as causas das diferentes condições meteorológicas entre as regiões devido ao fato de que o mesmo local apresenta variações climáticas diferentes no decorrer do ano, pois as condições climáticas podem ser muito variadas dependendo do local considerado e sofrem influência, entre outros fatores do relevo da região, da altitude e da proximidade do mar.
A ocorrência dos períodos mais secos ou mais chuvosos, mais frios ou mais quentes, está relacionada às estações do ano e as variações climáticas do Planeta Terra.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Compreensão do movimento de rotação e translação da Terra;
- Compreensão da ocorrência das estações do ano;
- Compreensão da influência das estações do ano sobre os seres humanos vivos: migrações;
- Percepção dos diferentes modos de vida e necessidades dos seres humanos decorrentes do clima de cada região;
- Conhecer a história e origem de nosso calendário – relógio;
- Explicação da formação dos dias e das noites, estabelecendo as medidas de tempo e suas respectivas unidades;
- Valorização do conhecimento humano histórico e das observações como fonte de informação e entendimento.

DISCIPLINAS E/OU CONTEÚDOS:

História:
- Conhecimento da história e origem do nosso calendário – relógio;
- História e formação dos dias e noites;
- Valorização do conhecimento histórico e das observações feitas pelos alunos como fonte de pesquisa e conhecimento.

Português:
- Textos diversos, leitura e interpretação:
*poesia;
*música;
*informativos;
- Verbos / presente / passado / futuro;
- Substantivo derivado / composto e coletivo;
- Gramática e ortografia: variáveis conforme a necessidade do grupo.

Geografia:
- Duração do dia e noite;
- Quem foi Giodno Bruno;
- Movimento de translação e rotação;
- Fases da Lua / quatro estações / clima.

Matemática:
- Quatro operações;
- Medidas de tempo;
- Resolucões de problemas reais e hipotéticos.

Nenhum comentário: